DELF E DALF

Certificações para aumentar suas oportunidades.

O que são DELF e DALF?

DELF e DALF são diplomas de proficiência na língua francesa, e significam:

DELF - Diplôme d'Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa)

DALF - Diplôme Approfondi de Langue Française (Diploma Aprofundado de Língua Francesa)

São os diplomas oficiais do Ministério da Educação Nacional francês para certificar as competências em francês dos candidatos estrangeiros. Os certificados são reconhecidos internacionalmente e podem ser obtidos com fins apenas pessoais ou de estudo, trabalho ou imigração para um país francófono.

Para estes diplomas temos os níveis de proficiência conforme descrito abaixo:

  • DELF A1: avalia os conhecimentos iniciais do aluno na língua francesa. Nesta etapa, a compreensão oral possui duração de 15 minutos, a compreensão escrita de 30 minutos, a produção escrita de 30 minutos e a produção oral dura de 5 a 7 minutos, sendo que o candidato possui 10 minutos de preparação.
  • DELF A2: neste nível o candidato é considerado um ator social, sendo uma seção simples, onde o aluno deverá ser capaz de realizar ações simples do dia a dia. A compreensão oral possui duração de 25 minutos, a compreensão escrita dura 20 minutos, a produção escrita tem duração de 45 minutos e a produção oral dura de 6 a 8 minutos, com 10 minutos de preparação.
  • DELF B1: neste nível, o candidato é considerado um usuário independente. Ele deverá ser capaz de discutir e interagir com situações imprevistas do dia a dia. Nesta etapa a compreensão oral dura 25 minutos, a compreensão escrita 35 minutos, a produção escrita 45 minutos e produção oral 15 minutos, com mais 10 minutos de preparação.
  • DELF B2: Neste nível, o usuário adquiriu um grau de independência que lhe permite argumentar para defender sua opinião, desenvolver seu ponto de vista e negociar, mostrando-se à vontade e corrigindo seus próprios erros.

  • DALF C1: neste nível o candidato deverá ser capaz de se comunicar livremente, usando um discurso claro e um vocabulário extenso.
  • DALF C2: neste nível o aluno deverá se expressar com precisão e utilizar um vocabulário avançado, realizando tarefas acadêmicas.

Além dos diplomas acima temos outros certificados de proficiência. Outro muito conhecido é o TCF (Test de Connaissance du Français), que é o exame de proficiência na língua francesa realizado pelo Ministério Francês da Educação Nacional. É destinado a todos que não sejam nativos do idioma e desejam avaliar seus conhecimentos no mesmo. Não é um diploma, e sim um atestado da língua francesa.

O TCF é aplicado pelo CIEP, que classifica os candidatos em 6 níveis, de acordo com o que foi definido pelo Conselho da Europa. Os níveis são:

  • A1: elementar, de 100 a 199 pontos.
  • A2: elementar avançado, de 200 a 229 pontos.
  • B1: intermediário, de 300 a 399 pontos.
  • B2: intermediário avançado, de 400 a 499 pontos.
  • C1: superior, de 500 a 599 pontos.
  • C2: superior avançado, de 600 a 699 pontos.

E para que serve ter um diploma de proficiência?

Para quem pretende trabalhar em países de língua francesa, conseguir uma vaga de estágio ou treinee também pode ser exigido um dos níveis desses diplomas, uma vez que é muito mais seguro e rápido para as empresas terem ideia do nível de francês que o candidato possui.

Para quem é universitário, pretende aplicar para ter um duplo diploma e estudar em países de língua francesa existe a exigência de um nível mínimo de francês de acordo com os níveis do DELF ou de outro tipo de diploma de proficiência.

Por que aprender francês?

A fluência em francês é essencial para quem pretende seguir uma carreira em uma organização internacional. O francês é a língua oficial e de trabalho de várias organizações internacionais com a ONU, UE, UNESCO e OTAN, e de algumas entidades jurídicas internacionais (incluindo o Tribunal Internacional de Justiça).

Falado por mais de 220 milhões de pessoas, o francês é, depois do inglês, o idioma mais ensinado em todo o mundo e o número de falantes está aumentando. O francês é falado nos cinco continentes, é uma das línguas oficiais em 32 países e é amplamente falado nos 77 Estados-Membros e regiões da Organização Internacional da Francofonia.

Falar francês permite viajar para muitos lugares incríveis e diversos. Imagine viajar sem ser impedido pela barreira da língua. Do Canadá à Nova Caledônia, passando pelo coração da Europa ao continente africano.

O francês é uma língua latina, assim como o Português. E isso pode ser um impulsionador que irá facilitar sua fluência e estudo desse idioma que além de ter uma grande relevância internacional é muito belo.

Preciso de alguma certificação para o programa ciência sem fronteiras?

Para o Canadá, Bélgica e França o candidato deve apresentar teste de proficiência no idioma francês nível B2.

  • Proficiência emitida pela Aliança Francesa (instituição reconhecida pela CAPES)
  • Diploma - DELF (Diplôme d’Études en Langue Française).
  • Diploma DALF (Diplôme Approfondi de Langue Française)
  • Na França, além dos certificados citados anteriormente, é aceito o TCF (Test de Connaissance du Français).
  • No Canadá, além dos certificados citados anteriormente, é aceito o TFI (Test de Français International).  

Onde faço a prova para certificação DELF/DALF?

Em algumas unidades da Aliança Francesa são oferecidos testes para o DELF e o DALF.